09 fevereiro 2007

Do vandalismo à selvageria


A minha indignação e dor em pensar no sofrimento daquela mãe, que teve seu filho arrastado por quase 7 km, no Rio de Janeiro, me obrigou a fazer este post.
Não precisa nem do sensacionalismo dos jornais televisivos pra qualquer um se comover com tal situação.
Tudo bem que todo lugar tem violência, mas o RJ está chegando ao seu extremo, daqui a pouco vai ser sinônimo de rejeição dos turistas brasileiros e estrangeiros. Bem eu estive lá e confesso que a cidade causa espanto e uma sensação de terror constante. A beleza da orla de Copacabana, Leblon, Ipanema e outros pontos turísticos já conhecidos, é realmente indiscutível, mas é só entrar alguns metros dentro da cidade para ver o contraste: uma cidade suja, toda pixada, com ar envelhecido e abandonado! É amedrontador passar pela linha vermelha ou qualquer outra via que tenha uma favela, um morro nas proximidades e se deparar com policias que fazem seus percursos com suas metralhadoras apontadas pelas janelas dos veículos.
Bom o assunto é bem complexo...
Deixo aqui meus sentimentos para essa família e minha esperança de que as autoridades locais e do Governo possam fazer com que as ações sejam realmente eficazes, lembrando que o Jogos Pan-americanos serão em julho!!!

Favela Cantagalo (ao fundo) em Copacabana

Um comentário:

Anônimo disse...

O que mais choca neste episódio é o comportamento da sociedade como um todo. O crime em si é bárbaro e nem é preciso muito para se indignar. Mas agora todas as vozes se levantam: é preciso acabar com a impunidade, é preciso reduzir a maioridade penal para jovens infratores, é preciso criar novas leis para proteger os cidadãos de bem, e por aí vai.

Mas é só o assunto esfriar e tudo volta na mesma. E vamos falar a verdade, assim somos nós, a sociedade como um todo. Fazemos pressão agora sobre os políticos, mas este país somos todos nós.

E cometemos pequenos delitos todos os dias. Um deles é a memória curta.

Tomara que desta vez eu esteja errado e esta indignação toda resulte finalmente em uma ação mais eficaz contra a bandidagem.


PS.: Alcenir, cadê os comentários de todos os posts anteriores? Sumiram com este novo lay-out?