27 junho 2006

Gravidez: preocupações e emoções

O nascimento de um filho aflora uma enorme ansiedade, principalmente quando se é mãe pela primeira vez. Todos os cuidados são minimamente planejados para a chegada do pequeno, e estes prosseguem após o nascimento (acho que a vida toda não?!). O nascimento e desenvolvimento nos primeiros meses realmente necessitam de cuidados especiais.
A hora do parto é um momento único, ver aquele rostinho "de joelho" olhando para você, é simplesmente inexplicável!!!! Mas também é uma hora muito preocupante. Hoje em dia existe muito mais segurança e opções. Para quem preferir pode optar pelo parto humanizado que é realizado dentro da água. A mulher fica dentro da água durante o período expulsivo de modo que o bebê chega ao mundo no meio aquático, exatamente como estava no útero.
Outro momento delicado é a amamentação e pensando nisso a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove uma campanha para a ampliação do tempo da licença maternidade para seis meses. Com um ano de história, já conta com a adesão de 11 cidades (no Ceará e Espírito Santo) e o estado do Amapá.
O leite materno estimula a liberação de endorfina, hormônio associado à sensação de prazer e bem-estar, além de transmitir anticorpos e contribuir para a formação da flora intestinal. Sem contar que a mandíbula está retraída e são os movimentos de sucção, no aleitamento materno, que gera seu desenvolvimento. Outra questão: a criança que não mama no peito não terá suas necessidades de sucção satisfeitas, levando muitas vezes aos hábitos viciosos como sugar dedos ou chupeta.
São muitas as questões relacionadas com esse momento pré e pós nascimento, mas vale lembrar que essencial mesmo para o desenvolvimento do pequeno é a segurança, consolo e calor que a mãe pode lhe transmitir!!!!

Nenhum comentário: