09 maio 2006

Agricultura


Um barulho do eixo rodando, traz um canto típico de trabalho difícil. Um caminhar lento obedece os "eia" dos vaqueiros e assim o transporte das lavouras para os paióis das fazendas é feito pelo carro de boi, a mais antiga tradição da terra.
Aí vem o progresso, caminhões, máquinas, colheitadeiras e outros equipamentos substituem o trabalho moroso e dão ganhos à produção.
Além disso, podemos contar com a imensidão de terras produtivas do nosso país. Entretanto, atualmente, o setor agrícola passa por uma grave crise: os produtores rurais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia fazem manifestações para cobrar do governo federal providências para a crise na agricultura, como a renegociação de dívidas, e uma política cambial que favoreça as exportações.
No próximo dia 15 inicia o maior evento agropecuário da América Latina, a Agrishow Ribeirão Preto. Neste ano, pela primeira vez, o destaque será a cadeia produtiva de cana de açúcar que passa por uma fase de muitos investimentos. Em 2005 o destaque foi a bionergia (biodiesel).
A previsão dos organizadores do evento é que, com sorte, os negócios cheguem ao mesmo volume de 2005, 750 milhões de reais.
O ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, disse que esta é a pior crise dessas quatro décadas. Acho esse um assunto bem complexo já que é nítido o desenvolvimento e ao mesmo tempo nos remete a dificuldades, principalmente, dos pequenos agricultores, das pessoas que buscam um espaço para produzir, exportações, mercado interno, preços, subsídios, etc, etc, etc. Como será o desfecho dessa crise agrícola?
E posso apostar que ainda existem carreiros que "sobrevivem" com seus paióis!

Nenhum comentário: