03 maio 2006

Liberdades?!?!?

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

(Ensaio Sobre a cegueira, José Saramago)

Há pouco tempo li alguma coisa sobre um estudo na UFRJ (Universidade Federal de Rio de Janeiro) que retratava que cidadania é como o ator da Globo é tratado em um restaurante, em uma loja, nas ruas, etc. Gostaria de ler a íntegra do estudo mas confesso que não encontrei on-line.

Pois é: Índio, Tiradentes, Nossa Senhora Aparecida, logo vão homologar o Dia Nacional do Ator da Globo.

E eu que fiquei feliz quando li a entrevista que o Lima Duarte deu à Folha de S. Paulo , no dia 26 de março. O ator fez crítica vorazes. Ele falou mal das novelas da emissora, detonou a edição do Fantástico, classificada por ele de manipuladora, atacou o merchandising inserido nas novelas e ainda criticou a interpretação do colega da novela Belíssima, Tony Ramos.

Amém à Liberdade de Expressão!!! Mas....

Ele se retratou perante a emissora com pedidos de desculpa!

E agora a nova novela (Cobras e Lagartos) tenta explorar o lado negativo da sociedade de consumo. A trama é envolta no cotidiano do país das desigualdades: pobres querem ou fingem ser ricos, alguns endinheirados aparentam ter bom coração, e vilões tramam tudo para subir na vida.

Sociedade de consumo?Cidadania? Quero só ver quando, no final da novela, demolirem a sofisticada loja de departamentos, Luxus, que calcula-se custou aproximadamente 2 milhões de reais.

E por que eu citei Saramago no início?

Porque seu livro demonstra o caos que pode-se instalar a qualquer momento, as atitudes impensadas de quem está no poder. Regras são quebradas, pois ninguém mais vê quem está agindo errado; os mais fortes abusam do poder; e o instinto de sobrevivência vai tomando conta dos homens.

Bom, deixo para você tirar suas conclusões!!!!!!

PS: Eu gosto de novelas e sou uma escrava da sociedade de consumo...

Nenhum comentário: