05 maio 2006

Tudo está ficando verde e amarelo!!!

Ano de copa e a indústria do futebol dá carona para alavancar o setor da publicidade. Ou será que é a publicidade que torna esse o espetáculo mais rentável da terra?
Explico:as atividades do marketing são focadas na satisfação dos desejos e das necessidades humanas. Entenda necessidade como algo para a sobrevivência e desejo como opções de compra que podem ser substituídas a qualquer momento. Uma estratégia de marketing é capaz de transformar um desejo em necessidade, através da persuasão, daí o sucesso de uma empresa.
A Revista Carta Capital desta semana ( nº391) aborda a overdose de anúncios e destaca Ronaldinho Gaúcho como a mina de Ouro desta Copa. Mesmo sem ter o estereótipo ideal ("branco, alto, magro, cabelo escorrido") é estrela de 12 comerciais apenas no Brasil. "Quem tem mais dinheiro assina contrato com os grandes atletas, enquanto as menores procuram usar em suas campanhas as imagens das torcidas ou apenas as cores da Seleção Brasileira".
Não existe um limite ético que priorize, ou melhor, não prejudique a essência do futebol?
O site Propaganda & Marketing (
http://www.propmark.com.br/) comenta o sucesso, com repercussão mundial, do novo comercial do Guaraná Antártica (filme intitulado "Pesadelo"), que traz o astro argentino Diego Maradona vestindo a camisa da seleção brasileira.
A previsão é que, pela primeira vez em uma Copa, os gastos com publicidade ultrapassem a barreira de 1 bilhão de dólares. Tudo está ficando verde e amarelo!!! Volto a perguntar:
Vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais?rs
E para quem gosta, assim como eu, de observar as estratégias de marketing a dica é o site Derrapadas (
www.derrapadas.com.br) que traz críticas e discussão dos cases que apresentam falhas.

Nenhum comentário: