19 maio 2006

Fruição????

"Nós somos todos doentes por falta de significados e significação."

Acredito que todos estão saturados de tanta (des)informação.
Vou fugir um pouco de São Paulo e o momento "11 de setembro"(comparando os ataques de violência). Bem, talvez não... e o assunto a ser tratado possa ser bem um intertexto do momento que vivemos!!!!
Pois bem, a frase do primeiro parágrafo é de Contardo Calligaris numa entrevista ao diretor de redação da revista Primeira Leitura (maio). Não sou leitora da coluna de Contardo – psicanalista, doutor em psicologia clínica e colunista da Folha Ilustrada – mas confesso que passarei a analisar seus textos depois de ter lido essa entrevista, pois o rigor intelectual me impressionou.
Em certo ponto, Contardo enfatiza que o momento presente é apagado ou pelo peso do passado ou pelo anseio do futuro. Não há contemplação do momento presente daí a necessidade da "fruição" (gozo) desse momento.


Questionado se patriotismo é o último refúgio do canalha, sua resposta: "Qualquer tipo de fidelidade que passa na frente do foro íntimo, é para mim, a definição do mal."

Ele contesta a frase "O Brasil não é para principiantes" e critica o prazer coletivo como meio de identificar uma nacionalidade (tipo: "sou brasileiro porque gosto de samba e futebol") ele afirma: " O Brasil é para amadores e principiantes. Porque pagar e corromper é muito fácil. O difícil é ser moral. O difícil é construir uma coletividade em que haja leis, institucionalidade. Ser imoral é que é para principiantes".

Depois disso, recorto um trecho da entrevista com Cláudio Lembo, governador de São Paulo, publicada na Folha de S. Paulo ontem (17/05):

"Folha - O que o senhor pode dizer para um jovem de 15 a 24 anos, que vive em ambientes violentos da periferia? Que ele vai ter escola? Saúde? Perspectivas de emprego? Como afastá-lo de organizações criminosas como o PCC?
Lembo - Acho que você tem duas situações muito graves: a desintegração familiar que existe no Brasil, e a perda... Eu sou laico, é bom que fique claro para não dizerem que sou da Opus Dei. Mas falta qualquer regramento religioso. O Brasil está desintegrado e perdeu seus valores cívicos. É ridículo falar isso mas o Brasil só acredita na camisa da seleção, que é símbolo de vitória. É um país que só conheceu derrotas. Derrotas sociais...Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa."


Acho que confundi bastante certas cabeças. Só espero que tenha proporcionado a alguém o "fruir" das reflexões....

Nenhum comentário: